"Apesar do receio que tinham dos povos ao redor, construíram o altar sobre a sua base e nele sacrificaram holocaustos ao Senhor , tanto os sacrifícios da manhã como os da tarde... Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos chefes das famílias mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em alta voz quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria." (Esdras 3.3, 12)
No retorno após o exílio, o povo de Israel temia as nações vizinhas. Não se lembravam de que não tinham razão para ter medo.
Alguns choraram de tristeza ao serem lançados os alicerces do novo templo. Lembravam-se do passado e o exaltavam, quando deveriam voltar os olhos para o futuro que estava só começando.
Na boca de um povo que sabia com muitos anos de antecedência que seria liberto por um imperador chamado Ciro, só deveriam existir palavras de confiança e incentivo (vide Esdras 1.1)
Mas eles tiveram medo e desanimaram. E o tempo que levaram para vencer o medo, poderia ter sido melhor aproveitado.
Acontece assim conosco também!
Não há razão para temermos, mas andamos sempre com receio do que irá acontecer.
Nós sabemos que tudo que vivemos tem um propósito, mas não conseguimos descansar de fato no Senhor e aproveitar ao máximo o que está diante de nós.
É hora da nossa boca parar de falar palavras de desânimo e desconfiança aos que estão ao redor!
Devemos ser como aqueles do povo de Israel que ousadamente tomaram a iniciativa da restauração e celebraram com alegria o lançamento dos fundamentos do novo templo.
Nós conhecemos o Senhor! A partir das nossas vidas, devem ser declaradas palavras de vida, que constroem bênção e animam o necessitado ao nosso redor.
A palavra na boca daquele que crê em Deus não deve ser negacionista, nem recheada de um otimismo ingênuo; mas deve falar primeiro de sua fé e das promessas do Senhor.
E se há uma palavra presente na Bíblia é "não temas"! Há uma declaração dessa para cada dia do ano!
Que, mesmo em meio às circunstâncias difíceis, o seu coração esteja apegado às promessas do Senhor. Não deixe que o medo ou as lembranças do passado sejam limitantes, mas se una àqueles que, cheios de coragem, darão passos firmes para viver o hoje firmado na bondade de Deus!
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!