Como avaliar um profeta?


"Entretanto, ouça o que tenho a dizer a você e a todo o povo: Os profetas que precederam a você e a mim, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, desgraça e peste contra muitas nações e grandes reinos. Mas o profeta que profetiza prosperidade será reconhecido como verdadeiro enviado do Senhor se aquilo que profetizou se realizar”. (Jeremias 28.7‭-‬9)

É interessante e muito pertinente para os dias de hoje essa avaliação de Jeremias sobre o ministério profético.

Traçando uma linha do tempo, ele relembra que todos os profetas que o precederam falaram a respeito de "guerras, desgraça e peste", pregando sobre a necessidade de arrependimento e conversão ao verdadeiro Deus.

Eram palavras duras, que ninguém gosta de ouvir. Ter de falar isso a alguém traz credibilidade ao profeta - provavelmente sofrerá afronta e perseguição por conta de sua confrontação à realidade vigente.

Mas, já naquela época, surgia um tipo de profeta diferente, cuja palavra não conclamava à transformação. Ao invés disso, estabelecia um horizonte futuro de prosperidade, sem compromisso com verdadeira mudança de rumo.

Esse profeta tende a ser benquisto pelo povo e goza de tudo aquilo que a popularidade pode trazer.

É claro que Deus pode se manifestar através de seus profetas trazendo palavras de bençãos, embora não seja usual. Por isso, torna-se muito importante utilizar o critério de avaliação que Jeremias estabeleceu para esse tipo de profeta e sua mensagem: "Mas o profeta que profetiza prosperidade será reconhecido como verdadeiro enviado do Senhor se aquilo que profetizou se realizar".

O reconhecimento da veracidade da mensagem de bêncão e do portador como profeta usado por Deus ocorre no futuro, quando há a concretização da promessa.

Ao ouvir uma palavra de benção, devemos guardá-la em nosso coração e aguardar até que ela se cumpra. E essa postura deve ser refletida na maneira como lidamos com esses "profetas": não devemos dar a estes nenhum tipo de tratamento diferenciado.

Que haja temor e sabedoria nos nossos corações para não acumularmos ao nosso redor pessoas que falam o que queremos ouvir e não as verdades do Senhor. E que nós mesmos assumamos o compromisso de ser porta-vozes sábios e verdadeiros da mensagem do Pai.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...