Conselhos de Paulo aos Jovens - Tenha cuidado de si Mesmo!


O apóstolo Paulo enviou duas cartas a Timóteo, um jovem e seu filho na fé, o aconselhando sobre várias situações, desde aquelas que envolviam o dia-dia do ministério quanto às relacionadas com a própria intimidade de seu discípulo.

Esses conselhos que Paulo encaminhou à Timóteo servem para os jovens de todas as épocas.

Estudaremos alguns desses conselhos em vários textos que serão postados aqui no blog com o título de Conselhos de Paulo aos Jovens!

Veja outros textos da série:
Conselhos de Paulo aos Jovens - Fuja das Doutrinas de Demônios
Conselhos de Paulo aos Jovens - Não Despreze o seu Dom!
Conselhos de Paulo aos Jovens - Seja um Exemplo
Conselhos de Paulo aos Jovens - Cuide da sua Saúde
Conselhos de Paulo aos Jovens - Princípios para Bons Relacionamentos
Conselhos de Paulo aos Jovens - Não se envergonhe do Evangelho!
Conselhos de Paulo aos Jovens - Como se Manter Firme nos Últimos Dias?

Para começar, vamos à I Timóteo 4.16:

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. "
- grifo nosso

Cada dia que passa, a vida torna-se mais agitada e intensa.
Os jovens e estou incluído nisso, estão envolvidos em muitas atividades que consomem quase todas as horas do dia...Algumas atividades são puro desperdício de tempo, como Facebook, TV e afins, ( apesar de serem boas para relaxar! rs... ) mas a facul, o trabalho e os relacionamentos que precisamos dedicar tempo para valer não podem ser incluídos nessa categoria!

Essa intensidade de compromissos diários nos leva a decisões impensadas e sem a direção de Deus, além de fazer com que sacrifiquemos um tempo muito importante: o momento para refletir sobre as decisões e comportamentos assumidos na vida!

Talvez muitos de nós nem saibamos direito como fazer isso, porque a correria da vida nunca permitiu que isso acontecesse para valer!
( Nesse link, vai um texto com uma boa sugestão de como separar um tempo para fazer essa reflexão! )

No meio dessa avalanche que pode levar para muito longe do Senhor, é fundamental analisar constantemente os passos que temos dado na vida, com o propósito de fazer escolhas que nos aproximem do propósito que o Senhor tem reservado!

Essa análise dos próprios caminhos é algo muito importante!
O salmista entendia assim e fez questão de pedir ajuda a Deus para a realizar:

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. "
( Salmo 139.23-24 )

Você precisa pedir a ajuda do Senhor para refletir e analisar os caminhos que tem escolhido, com o objetivo de manter um caráter verdadeiramente cristão, perseverante no ensino e obediência a Cristo.

Temos essa responsabilidade! Quem não lembra do famoso versículo: "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia." ?
( 1 Coríntios 10.12 )

Somente analisando as intenções do coração, seremos capazes de clamar a Deus para que conserte a nossa vida e nos sustente de pé!
E dessa forma, seguindo os caminhos de Deus, a sua vida será capaz de influenciar para a salvação muitas vidas que estão ao redor!

Não adianta correr por aí conquistando bens materiais, avançando nesta terra, até mesmo se esforçando no ministério e terminar perdendo a sua própria alma!

Você precisa reservar um tempo a sós com Deus para verificar como vai a sua saúde espiritual.
Pare e peça a Deus que revele as profundezas do seu coração!
Se necessário, arrependa-se dos maus caminhos e conserte o erro. Só não perca o seu coração, na correria que a vida adulta moderna impõe.

Tenha cuidado de si mesmo!


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...