Não desperdice o seu Potencial!

Um dos textos que mais faz o meu coração estremecer quando o leio na Bíblia é a história de Sansão (Juízes 13-16).

Havia um casal cuja mulher era estéril até que o Anjo do Senhor apareceu, dizendo a ela que teria um filho e este seria separado de Deus, porque o Senhor tinha um propósito para a vida deste bebê que nasceria (Juízes 13.2-5).

Passado algum tempo, a profecia se cumpriu e o menino nasceu sendo chamado de Sansão. E segundo a história relatada na Bíblia, vemos que Sansão era um homem especial: corajoso de tal modo a colocar fogo na colheita dos filisteus, sem temer as consequências (Juízes 15.4-9); dotado de uma enorme força, capaz de ferir mil homens apenas com uma queixada de jumento (Juízes 15.14-17).

Mas, Sansão se envolveu em várias coisas desagradáveis a Deus culminando com o envolvimento com uma mulher filistéia chamada Dalila, que foi um laço para sua vida. Ele revelou a ela que o segredo de sua força era a sua separação à Deus simbolizada pelo seu cabelo, que nunca havia sido cortado.
Dalila revelou o segredo a seus compatriotas, que cortaram o cabelo de Sansão, o subjugaram, furaram seus olhos, o prenderam e o levaram a trabalhar em um moinho.

Sempre quando lemos a história de Sansão ficamos com a impressão de ver um homem que desperdiçou seu potencial: ele poderia ter sido muito mais usado por Deus para ferir os filisteus, poderia ter conduzido seu povo a um relacionamento com o Senhor, poderia, poderia, poderia...

Porém, mesmo com todo o potencial, Sansão acabou se perdendo em meio a sensualidade, se envolvendo com mulheres que não deveria se envolver; quebrou votos de separação que tinha com o Senhor diversas vezes e usou seus talentos de modo imprudente.

E essa história de vida serve como alerta para nós: Deus tem nos chamado, nos separado e investido em nós, com dons e talentos, para cumprirmos o Seu propósito.
Mas, se vacilarmos, corremos o risco de perder o nosso coração em meio às paixões desse mundo e desperdiçarmos o potencial que o Senhor tem nos dado, o gastando com coisas sem valor.

Paulo aconselha o seguinte: "Aquele que está de pé, cuide para que não caia" (I Coríntios 10.12).
É importante que você reflita sobre como tem andado e onde tem colocado o seu coração! Não se permita perder os sonhos de Deus! Ele tem investido em você para que TODO o propósito que Ele tem para sua vida se cumpra!

Se você, ao refletir, entender que está desperdiçando aquilo que o Senhor confiou a você, lembre-se de que de Deus é capaz de restaurar a sua sorte e te capacitar novamente a viver plenamente para Ele!

Sansão, ali em meio ao cárcere, começou a receber um sinal de esperança: seu cabelo voltou a crescer (Juízes 16.22).
E quando foi chamado diante dos filisteus para que estes caçoassem dele em meio a uma festa para mais de três mil pessoas, Sansão clamou ao Senhor e disse: "...peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez..." (Juízes 16.28).

Deus se lembrou de Sansão, concedeu a ele força para derrubar o templo de Dagom, matando os filisteus. Esta vitória foi a maior de todas as vitórias que ele teve anteriormente em sua vida (Juízes 16.30).

Desse modo, mesmo em meio a um caminho tão difícil, Sansão acabou por cumprir o propósito estabelecido por Deus para sua vida:

"... e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus" (Juízes 13.5).

Há esperança se nos arrependermos e clamarmos pelo Senhor! Deus quer nos conduzir para viver a plenitude de seus propósitos!
Zele por sua vida e fuja daquilo que te faz desperdiçar o potencial que Deus tem colocado sobre você! Nada vale mais do que viver os sonhos que Deus divide conosco!

1 comentários:

evellyn disse...

Muito interessante esse ponto de vista, gostei da análise. Que Deus abençoe 🙏🏽

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...